Principais Posições do Futebol Americano (Defesa)
top of page

Principais Posições do Futebol Americano (Defesa)



Em nosso primeiro artigo sobre posições do futebol americano, falamos sobre o ataque. Hoje você vai aprender as principais posições e responsabilidades dos jogadores da defesa.


A defesa no futebol americano, a princípio, funciona reagindo ao ataque. O ataque está com a bola e sabe exatamente qual jogada irá executar. A defesa tenta se posicionar de forma a reagir à jogada do ataque e ter sucesso.


Sucesso para a defesa pode ser impedir o avanço do ataque, de forma que nas 4 tentativas que ele tem para atingir 10 jardas, ele não consiga. Ou pode ser também interceptar um passe, recuperando a posse de bola para sua equipe. Mas em determinadas situações de jogo, o simples fato de impedir o ataque de realizar big plays (jogadas explosivas, normalmente acima de 16 jardas) já pode ser considerado sucesso.


Neste artigo vamos aprender o básico das posições envolvidas na defesa do futebol americano. Tentei simplificar pra você, para que assim você possa assistir a um jogo entendendo o que está acontecendo e qual o papel de cada um no gramado.

Mas existem diversas outras jogadas, posições e detalhes do esporte, que podem ser abordados em outros artigos futuramente. É só você ficar ligado aqui no blog!

Linha Defensiva (DL)


A linha defensiva tem como função primária exercer pressão sobre o ataque adversário. São aqueles atletas pesados, porem fortes e ágeis, que tentam se livrar dos bloqueios da linha ofensiva para chegar no Quarterback (QB) ou no Running Back (RB).


Se a linha defensiva não executar seu trabalho, o QB acaba tendo tempo de sobra para decidir o que fazer com a bola, e assim pode ter muito mais sucesso em suas jogadas - seja lançando a bola ou correndo.


Você consegue identificar a linha defensiva, em geral, pela sua stance (posição inicial). Enquanto os outros jogadores estão numa stance de 2 pontos (os 2 pés no chão), os jogadores de linha defensiva alinham numa stance de 3 pontos (os 2 pés e 1 mão no chão).



Além de exercer pressão, a linha defensiva dá suporte sobretudo defendendo jogadas de corrida. Um bom jogador de linha defensiva consegue ler rapidamente se a jogada é de corrida ou passe e se existe alguma "pegadinha" envolvida, para fazê-lo agir de forma precipitada.

Um termo utilizado entre jogadores de linha defensiva é "agressão controlada" (controlled agression). Nessa posição, o atleta precisa ser muito inteligente para usar sua força a seu favor, e não a favor do adversário.

Quando a linha defensiva consegue penetrar a linha ofensiva adversária, chegar ao QB antes que ele se livre da bola e derrubá-lo, temos o chamado sack. O sack ocorre quando o QB é derrubado com a bola antes da linha de scrimmage.


Linebackers (LBs)

Por trás dos homens de linha defensiva, estão os Linebackers (LBs). Os LBs são atletas mais leves que os jogadores da DL, porém ainda fortes e pesados o suficiente para atacar o QB numa blitz ou pressure (explicamos adiante o que é) ou o RB numa jogada de corrida.


Os LBs são jogadores híbridos, muitas vezes com responsabilidade dupla na defesa: parar a corrida ou defender o passe. Sendo assim, tais atletas devem ser versáteis e inteligentes para ler a jogada o mais rápido possível.


Um LB em pressure ou blitz tenta "furar" a linha ofensiva adversária e parar a jogada antes da linha de scrimmage (a linha onde a bola começou), ou forçar o QB a sair da sua zona de conforto.


Dependendo do esquema defensivo utilizado e do perfil de atletas da equipe, você consegue identificar em geral 2, 3 ou 4 LBs em campo. O posicionamento deles é atrás da DL e normalmente na frente do árbitro (Umpire), no meio do campo.

Cornerbacks (CBs)

Os Cornerbacks têm como função primária impedir o avanço do ataque através de jogadas de passe. Eles basicamente devem marcar os Wide Receivers adversários para impedir que estes recebam a bola - seja defletando (dando um tapa na bola), interceptando (agarrando a bola e recuperando a posse para seu time), ou cobrindo tão bem seu homem que o QB nem acha espaço para lançar a bola na sua direção.



Ao conjunto de safeties (que vamos falar adiante) e cornerbacks, chamamos de secundária. Para fazer sentido na sua cabeça, imagine que a DL e os LBs têm a função de defender a ameaça primária (corrida), e os CBs e Ss por trás têm a função de defender a ameaça secundária (passe), cobrindo os espaços abertos no fundo do campo.


Às vezes utilizamos o termo "sack de cobertura" quando nos referimos a uma secundária que marcou tão bem que impediu o QB de lançar a bola e ele foi obrigado a se livrar da bola lançando "pra ninguém".

Os CBs normalmente são jogadores altos, ágeis e rápidos, pois devem reagir aos jogadores mais ágeis e rápidos do ataque adversário: os Wide Receivers (WRs). Dependendo da formação, podemos ter 2 ou mais CBs em campo. Mas os 2 principais você, em geral, consegue identificar procurando os jogadores mais abertos da defesa.


Safeties (Ss)

Safety significa segurança. É exatamente essa a função primária desses atletas. Se os Safeties não estivessem em campo, o QB poderia lançar passes profundos sempre e fazer big plays em todas as jogadas. Os safeties impedem que isso aconteça.


Eles pode ficar responsáveis por uma zona do campo (marcação por zona) ou por um jogador específico (marcação homem a homem). As combinações de marcação da defesa são várias, mas nós falaremos disso no próximo artigo, sobre coberturas.


Os safeties têm mais ou menos a mesma estrutura física dos corners, porém devem ser ainda mais inteligentes na leitura da jogada. Isso porque eles podem sim ajudar a parar corridas, e também devem reagir com rapidez à decisão do QB. Em geral, os Safeties são os primeiros atletas que o QB do time adversário lê para adaptar sua jogada.


Por isso, os Safeties às vezes utilizam técnicas para confundir o QB e tentar esconder até o último momento possível qual esquema defensivo estão utilizando.


O futebol americano é um jogo de xadrez gigante. Cheio de detalhes, de minúcias, de ação e reação, de inteligência e tentativa de sair na frente do adversário. É um jogo extremamente mental. Se você começar a entender esse esporte e como ele pode ser complexo, eu te prometo, você vai se apaixonar.


Você normalmente localiza os Safeties no meio do campo, atrás da linha onde fica o árbitro (Umpire).


Outras Posições

Assim como no ataque temos posições menos conhecidas, na defesa também. Por exemplo, temos jogadores que entram somente contra formações específicas do ataque. O Nickelback, por exemplo, é uma espécie de Cornerback em posição de Linebacker que entra para defender um Slot Receiver rápido.


Chamamos de personnel aos atletas escolhidos para estarem em campo em determinada jogada. Mas isso é assunto para outro artigo.

 

Se você chegou até aqui, imagino que esteja preparado para assistir a um primeiro jogo de futebol americano. Se tiver dúvidas, manda pra gente! Responderemos com o maior prazer.


234 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
- Newsletter -

CADASTRE-SE PARA FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Obrigado!

Newsletter
bottom of page