10 filmes que todo atleta deveria assistir (Netflix)
top of page

10 filmes que todo atleta deveria assistir (Netflix)

Atualizado: 26 de abr. de 2020

Que tal conferir nossas recomendações de filmes disponíveis na Netflix que todo atleta deveria assistir? E mais do que isso, mesmo que você não seja atleta, se você quer cultivar princípios de superação e resiliência na sua vida, pode ter certeza que os filmes a seguir vão gerar boas reflexões.


Sabe aqueles filmes que você termina e parece que passou por uma sessão de terapia? Sabe aquela sensação de que você acabou de levar um tapa na cara com as lições de vida que aprendeu? Sim, é desse tipo de filme que estamos falando. Filmes para você refletir. Bastante. E...


A pergunta decisiva é: será que você vai agir a partir das reflexões? Ou vai continuar na mesma? A decisão está na sua mão. Bora lá?


1) Sangue pela Glória (2016)


O primeiro filme da nossa lista conta a história real do campeão mundial de boxe, Vinny Pazienza, na sua jornada de volta ao topo (contra todas as probabilidades) após um acidente grave.


Princípios como perseverança e ousadia são abordados neste filme de forma bastante crua e real. E o melhor do filme é a última cena, que não vou te contar pra não dar spoiler. Imperdível.


2) Coach Carter (2005)



Um clássico que conta a história real do treinador Ken Carter, que transforma a vida de seus atletas adolescentes através de muita disciplina e regras duras. Em sua busca pelas vitórias, o treinador não deixa passar nenhum desacato ou desobediência às suas regras e enfrenta toda a diretoria da escola e alunos para manter a ordem.


Um filme incrível que mostra a determinação e foco que muitas vezes deixamos de lado. Cenas que nos lembram de quanto sacrifício é necessário para vencer e de como é importante confiarmos em nós mesmos.


3) Invencível (2014)



Se eu pudesse resumir este filme numa palavra, seria "persistência". Passando por situações em que a maioria das pessoas já teria desistido da própria vida, o atleta olímpico Louis Zamperini enfrenta uma situação de cada vez, sem se render.


Um filme emocionante que nos encoraja a entender do quanto somos capazes e como vivemos muitas vezes com medo de realmente lutar pelo que buscamos. Me fez lembrar de uma pesquisa que mostrou que em geral nossa percepção de esforço é bastante distorcida. Quando achamos que já chegamos nos 100%, ainda estamos nos 40%. Sempre você pode se esforçar mais.


4) Sem Limites (2019)



A surfista Bethany Hamilton sobreviveu a um ataque de tubarão aos 13 anos e a partir daí começou sua jornada de volta ao Surf profissional. Mais uma história real que nos faz refletir sobre o poder de transformar tragédias em oportunidades de crescimento. Claro, muito mais fácil falar sobre do que viver na pele o que ela viveu. Mas cada um que já viveu (ou está vivendo) seus "ataques de tubarão", em diversas situações difíceis da vida, pode tirar lições deste filme. Vale a pena.


5) Walt, antes do Mickey (2015)



Nosso único filme da lista que não está no ramo de esportes. Este filme é sobre empreendedorismo. Mas sobre um empreendedorismo fora de série. A construção de um império cinematográfico quando ainda existiam pouquíssimas iniciativas no ramo. Baseado nos fatos reais da vida de Walt Elias Disney, um dos homens mais famosos da história.


As principais lições do filme envolvem aprender a confiar em si mesmo, no próprio instinto, e insistir até conseguir o que se quer. Sim, teimosia pode ser uma virtude.


6) Rudy (1993)



Você se acha pequeno em alguma área da sua vida? Você gostaria de ser mais alto? Mais forte? Mais inteligente? Aprenda com o Rudy a superar essas barreiras que a vida lhe impôs, acreditando em você mesmo e trabalhando duro para chegar onde você deseja.


Mais uma história baseada em fatos reais pra nossa lista.


7) Desafiando Gigantes (2006)



Você acha que já deu tudo de si? Que já chegou ao seu limite? Você não imagina onde pode chegar de olhos blindados. Sim, sem tentar medir ou impor limites a si mesmo. Simplesmente dando um passo de cada vez, sentindo arder, queimar, mas buscando forças pra dar o próximo passo. No esporte, e também na vida.


8) Losers (2019) - série



Hora de conhecer histórias reais de "perdedores". É óbvio que, se olharmos de maneira fria, existem mais perdedores do que vencedores em qualquer competição e na vida. As grandes histórias de sucesso são como um grão de areia no meio de uma multidão de histórias de derrotas, fracassos, e pequenos sucessos.


Nesta série você vai conhecer pessoas que na minha opinião são vencedores. Mas nas suas competições, são apenas o segundo, terceiro, quarto ou décimo-quinto colocado. Sim, é preciso ser um vencedor para saber perder. Para saber persistir. E ganhar em outras áreas da vida. Uma série que fala, acima de tudo, sobre virtudes e sabedoria.


9) Raça (2016)



Se o racismo hoje ainda é um problema internacional, imagina só há 90 anos, no início do século passado? Este filme conta a história real de Jesse Owens, que lutou contra o racismo para competir como atleta de elite na sua época.


Um ótimo filme para conhecer os problemas extra-campo que um atleta enfrenta, especialmente sendo negro e vivendo numa sociedade intolerante.


10) Um Homem entre Gigantes (2015)



Você já ouviu falar em concussões? São lesões microscópicas que podem ocorrer no cérebro em caso de pancadas. Existem casos de concussão em atletas de boxe, futebol americano, lacrosse, hóquei, futebol, etc. São poucos os esportes livres de risco de concussão. No entanto, concussões repetidas podem gerar microlesões com complicações mais sérias a longo prazo.


Esse quadro foi diagnosticado como ETC (Encefalopatia Traumática Crônica) e este filme fala sobre o patologista forense Bennet Omalu, que descobriu a doença.


É um filme interessantíssimo para você entender o conflito de interesses que existe no mundo dos esporte (e basicamente em qualquer lugar onde muito dinheiro esteja envolvido).


É importante ressaltar que após a descoberta, várias ligas de futebol americano e de outros esportes passaram a desenvolver regras, equipamentos, e outras medidas para reduzir os casos de concussão nos atletas.


E aí? Gostou da nossa lista? Que tal conferir agora este artigo que fala sobre 5 livros que todo atleta não pode deixar de ler!?

318 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
- Newsletter -

CADASTRE-SE PARA FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Obrigado!

Newsletter
bottom of page