• Jonathas Fonsêca

A Importância do uso das roupas corretas no seu treino

Na prática de esportes, cada detalhe faz diferença. Para atletas profissionais de alta performance, cada detalhe pode ser responsável por 1 milissegundo. E muitas vezes 1 milissegundo é a diferença entre o pódio e o anonimato. Para atletas amadores de esportes recreativos, cada detalhe pode causar um incômodo específico, e a gente sabe como faz diferença se sentir 100% bem ou sentir pequenos incômodos durante nossas atividades.

Um dos itens importantes a considerar nos seus treinos é o uso das roupas corretas. O uso de roupas desconfortáveis é incômodo e pode nos desestimular de treinar ou nos fazer perder o foco. Por isso, é muito importante escolher corretamente as roupas que você vai utilizar na prática das suas atividades físicas, seja você um atleta de alta performance ou um praticante de esportes amadores.


Funcionalidade das roupas esportivas


As roupas esportivas em geral devem atrapalhar o mínimo o desempenho esportivo do atleta. É importante que elas ajudem o máximo possível a eliminação do suor e, por outro lado, que sejam leves e não atrapalhem a mobilidade do atleta. Em climas frios, é importante que as roupas mantenham o usuário aquecido.


Em determinados esportes, as roupas servem de uniforme. Em outros (como o futebol americano), são utilizados acessórios de proteção. Sendo assim, devemos escolher as roupas conforme o esporte que vamos praticar.


Categorias básicas de tecidos


Algodão

O clássico dos tecidos, o algodão tem um desempenho muito bom na absorção do suor da transpiração. Além disso, outro ponto forte das roupas de algodão é seu conforto. No entanto, dependendo do esporte, roupas de algodão podem restringir a sua mobilidade.


Poliéster

O poliéster é um derivado do petróleo, com custo mais baixo de confecção, porém com conforto muito bom, além de ter uma praticidade na hora da lavagem e raramente amassar. É importante, no entanto, saber que existem diferentes tipos de malha que podem ser incluídos na categoria 100% poliéster. Por isso, preste atenção na hora da escolha. Prefira tecidos de poliéster mais finos, que permitem uma maior troca de calor entre seu corpo e o ar, facilitando a transpiração.


Poliéster-algodão

Um material muito interessante surge na combinação do poliéster com o algodão. Isso porque esses dois materiais tem características que se complementam. O algodão absorve a umidade do corpo e o poliéster facilita a evaporação dessa umidade para o ar. Além disso, combinamos a leveza do poliéster com o conforto do algodão, criando um material bem interessante.


Malha-fria (ou PV - Poliviscose)

A malha fria é composta de 67% de poliéster e 33% de viscose, formando uma malha fina e muito eficaz na evaporação do suor. É muito prática por não amassar e não precisar ser passada. Além disso, sua taxa de encolhimento é bem baixa (em torno de 3%). A desvantagem é a dificuldade em absorver o suor, por ser uma malha 100% sintética.


Viscolycra

Para quem procura tecidos que tenham uma capacidade elástica maior, adaptando-se ao seu corpo e favorecendo a mobilidade, a Viscolycra é campeã.


Normalmente é utilizada para confecção de tops e calças leggings.


Tecidos Tecnológicos


Os tecidos que mostramos anteriormente vêm sendo substituídos por tecidos mais tecnológicos, que oferecem uma melhor combinação desempenho-conforto-termodinâmica. A maioria deles é composto em sua maioria por um dos tecidos que mostramos anteriormente, mas combinados em diferentes proporções e com adições de substâncias melhoradoras de desempenho, como o elastano.

Dry-fit

Este é um tecido considerado por muitos atletas o melhor tecido para a prática de atividades físicas, desde esportes ao ar livre até malhação. O nome dry-fit significa "secagem rápida" e se compõe de uma mistura de poliéster e/ou poliamida com elastano. A fibra Dry-Fit é, no entanto, bastante fina, sendo muito eficaz na evaporação do suor. Ideal para quem sua bastante.


Curiosidade: o nome dry-fit é uma marca registrada da Nike, mas todo o mercado tem acesso a tecidos com a mesma tecnologia. Só que cada empresa dá um nome diferente a esse mesmo tecido. Por exemplo, a Adidas chama de ClimaCool e a Reebok de Play Dry.

Outros tecidos dry


Existem variações e mais variações do tecido Dry Fit, pois ele foi um sucesso na sua aceitação pelo mercado esportivo. Aerodry, aeroready, dry-sport, etc. São diferentes nomes e vale a pena pesquisar um pouquinho sempre que você for escolher o tecido para sua roupa esportiva.


Resumo Explicativo


Em resumo, se você procura conforto: algodão é a melhor opção. Se você procura elasticidade, malhas derivadas da viscolycra. Se busca eficácia na evaporação do suor: dry-fit. Na dúvida? Para a prática de esportes, o Dry-Fit é o tecido que você tem a menor probabilidade de errar se apostar nele.


As roupas esportivas Mariners em geral são confeccionadas em malha Dry-Fit. No caso de regatas, utilizamos variações de tecidos poliéster-algodão. Já nas nossas roupas casuais, utilizamos o algodão para proporcionar o maior conforto ao usuário. Quer conhecer mais da coleção de roupas Mariners? Acesse nossa loja, clique aqui!

Curtiu aprender mais sobre os tecidos ideais para seu treino? Qual seu tecido preferido? Deixa seu comentário aqui embaixo!

0 visualização
- Newsletter -

CADASTRE-SE PARA FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES!

 

© 2023 by Recife Mariners Football.

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube